Luanda - “Quando eu for Presidente da República, os jovens estarão mais ocupados e mais felizes”.
Fonte: Club-k.net
1 . Quando eu for presidente da República, o meu Executivo criará as condições para que os jovens sejam mais felizes. Recuperará alguns espaços para a prática de desporto. Construirá Campos municipais de das modalidades desportivas mais populares. Investirá em indústrias de produção de materiais desportivo, como bolas, chuteiras, sapatilhas, raquetes e patins, convidando as grandes marcas de fabrico de artigos desportivos, com isenções fiscais, durante os três primeiros anos das suas respectivas instalações. Se o investimento for numa das províncias do Norte ou do Leste, ou nas províncias que limitam Angola a Sul, os isenção de impostos prolongar-se-á aos cinco anos da sua constituição das indústrias.
2 . Quando eu for Presidente da República, algumas piscinas públicas, que servirão de escolas de natação e de espaços de lazer ao fim-de-semana. Entretanto, os jovens poderão, andar de patins em segurança em locais públicos adequados. Do mesmo modo, o meu Executivo constituirá um espaço público aberto com estrada de 5 km rotativos — “Espaço Amor à Bicicleta”
3 . Quando eu for Presidente da República, haverá mais programas de rádio e de televisão de cultura geral, bem como concursos académicos interescolares — entre escolas do ensino médio e universidade. Portanto, haverá mais conhecimento. Por outro lado conheceremos estudantes marrões — “os estudantes barras”. Estes terão bolsa de estudo interna e poderão ter bolsas de estudos externas. As imagens dos estudantes aplicados nos estudos serão usadas para a divulgação de programas e projectos públicos relacionados com o ensino, nomeadamente publicidade.
4 . Quando eu for Presidente da República, os jovens terão um espaço onde poderão estudar, levando as suas fontes de estudo, livros, cadernos ou computadores portáteis. Esse espaços terão a denominação “Espaços Marrões & Marronas”. Na verdade, é projecto que resulta da imitação do que há em Lisboa. Durante os meus tempos de estudante, ia, amiúde, estudar no “Espaço Ágora”, onde os estudantes que não tinham condições ou privacidade para estudar em casa, levavam as suas fontes de estudo, através das quais podiam estudar ou investigar. Quanto ao espaço do ensino da Matemática, já fiz referência noutras ocasiões. Até tenho o local definido para a sua instalação. Será no 1.° de Maio, onde há uma banca inútil.
5 . Quando eu for Presidente da República, haverá novamente concursos de dança na televisão, como no tempo do “Bounce” do canal 2, da TPA. Haverá concurso de danças nas ruas, organizados por grupos municipais que forem criados. Haverá declamação de poemas. Os melhores poemas, sobretudo, infantis farão parte de uma colectânea anual, se houver um número considerável de poemas interessantes em cada ano.
6 . Eu posso garantir ª materialização desses projectos, porque são exequíveis e não custam muito dinheiro. Estou convicto de que os jovens estarão mais ocupados e felizes. Os jovens talentos serão conhecidos por razões positivas, pelo que influenciarão positivamente os demais.
7 . Para se governar Angola ou uma Província é preciso ter visão. É preciso que os governantes tenha a noção de que a população, cidadãos e estrangeiros, é centro da governação. —————————————José Carlos DE ALMEIDA (Pensador, Docente e Político — Pré-Candidato a Presidente do MPLA, com pretensão de ser Presidente da República)