Luanda – Está em curso um braço-de-ferro entre o ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, e a direcção da empresa Brithol Michcoma International Limited, responsável há vários anos pela gestão do sistema informático do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) de Angola.
Fonte: Club-k.net
A divergência entre as partes centra-se no processo de renovação do contrato. O ministro manifestou-se favorável à rescisão para dar lugar a uma outra empresa, que alegadamente conhece desde o seu tempo no Ministério das Telecomunicações.
De origem jurídica britânica, a Brithol Michcoma International Limited opera em Angola há cerca de 20 anos, prestando serviços ao Banco Nacional de Angola (BNA) e ao SME. A sua atuação inclui a produção de passaportes e a gestão das plataformas digitais utilizadas pelos serviços de imigração. Com a inauguração do novo aeroporto, a empresa também implementou um sistema para passaportes eletrónicos e a deteção de cuidados através do reconhecimento facial (íris dos olhos).
No seio do SME, foram dirigidos apelos a Manuel Homem, sugerindo que a transferência para uma empresa alheia ao ramo acarreta sérios riscos de segurança. Argumenta-se que toda a informação migratória de segurança reside na base de dados da Brithol e que o ingresso de uma empresa de "outra família" obrigaria a começar do zero, uma vez que não existem procedimentos para a migração de dados entre as bases das empresas.
A insistência de Manuel Homem em desfazer o contrato com a Brithol para contratar outra empresa levanta reservas quanto a eventuais interesses ou influência que o ministro possa ter na empresa que tenciona trazer para o SME. Tais reservas baseiam-se no facto de Manuel Homem proporcionar autonomia à nova direção do SME, mas, curiosamente, reter para si o dossiê do contrato com a Brithol, o único assunto sobre o qual o ministro mantém um controlo direto.
Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog
sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji
2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi.
Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od
Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju
jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online
newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna
kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži
jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i
ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila.
Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme.
Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo,
kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet
Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa
usavršavanjem projekta.