Luanda – Circulam em círculos restritos na capital angolana informações de que as autoridades optaram por manter em sigilo um episódio de rapto. A vítima, um menino de 11 anos, é filho do diretor do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva.
Fonte: Club-k.net
O incidente ocorreu em junho, quando o menor foi raptado nas imediações da escola. Os raptores mantiveram-no por um curto período de tempo e, posteriormente, libertaram-no ileso. A interpretação generalizada é de que os autores do rapto pretenderam chamar a atenção do director do SIC, ou mesmo fazer uma espécie de "chantagem", como um aviso às suas acções institucionais.
Desde que assumiu a chefia do SIC, o Comissário Tânio da Silva tem implementado uma série de reformas internas, que resultaram na detenção de altos funcionários por suspeita de irregularidades. Segundo algumas suspeitas, a retaliação a estas acções pode ter vindo de uma fação que quis demonstrar a sua capacidade de "vingança", atingindo o diretor na sua esfera familiar.
Desde a ocorrência deste incidente, o diretor do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), José Coimbra Baptista Júnior, conhecido como "Coy", também nomeado nas mesmas circunstâncias que Tânio, tem tomado medidas de precaução. Relata-se que passou a usar colete à prova de bala e a andar com uma arma.
Desde que assumiu o SME, Coimbra ordenou a detenção de quadros acusados de terem ligações com o antigo ministro Eugénio César Laborinho e terá recusado a integração de outros. As suas operações têm gerado contestação, com funcionários da instituição a acusá-lo de adoptar uma postura "fria" e de "dirigente autoritário".
Nomeados desde outubro de 2024, o novo diretor do SIC, Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva, e o diretor-geral do SME, José Coimbra Baptista Júnior, são quadros oriundos do aparelho de segurança do Estado.
Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva, o novo DG do SIC, foi, no passado, chefe-adjunto do SINSE (Serviço de Inteligência e Segurança do Estado), durante o consulado de Mariana Lourdes Lisboa, em 2006. Mais tarde, dedicou-se à docência como professor universitário no PIAGET, embora mantendo a categoria de "assessor" no SINSE.
Oriundo das extintas FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola), José Coimbra Baptista Júnior, conhecido como "Coy", o novo líder do SME, é economista de formação. Fez carreira no SIE (Serviço de Inteligência Externa) durante a gestão de Fernando Miala, onde serviu como diretor de estudos e planeamento. Posteriormente, foi transferido para o SINSE, onde ocupou o cargo de número dois da área administrativa até a sua nomeação em 25 de outubro de 2024.
Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog
sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji
2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi.
Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od
Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju
jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online
newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna
kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži
jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i
ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila.
Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme.
Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo,
kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet
Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa
usavršavanjem projekta.